Criolipólise!Você sabe o que é?Como funciona e resultados.

 

Criolipólise!Você sabe o que é?Como funciona e resultados.

Se você ainda não sabe o que é criolipólise,como ela funciona, e seus resultados,precisa ler este post agora!Uma técnica desenvolvida em Harvard!

A criolipólise é um tratamento estético com objetivo de reduzir a gordura localizada! 
O termo criolipólise vem do grego “kryos” que significa frio, “lipo” que significa gordura e “lise” significa quebra, ou seja, é a quebra da gordura através do frio.

Como tudo começou…

Tudo começou com a observação de acontecimentos de paniculite relatados em literatura, que é um termo que se refere a uma inflamação no tecido gorduroso, mais especificamente foi observado a paniculite picolé que remete a diminuição do volume de gordura nos lábios de crianças, consequentemente por contato com alimentos gelados, como sorvete por exemplo. A paniculite equestre que mostra a diminuição de gordura no interno de coxas de mulheres que praticavam equitação sob baixas temperaturas.

Esses fatos indicaram que o tecido adiposo é mais sensível aos efeitos do frio e inspirou novos estudos sobre a criolipólise.

Desvendando o que é a criolipólise.

Em novos estudos, os pesquisadores de Harvard submeteram 10 partes do corpo de um porco ao resfriamento a -7C° e após 3 meses, constataram que as áreas diminuíram visivelmente a espessura da camada superficial de gordura. Também perceberam que o frio induziu a morte dos adipócitos (células que armazenam lipídios) por apoptose sem prejudicar a pele e outras estruturas internas adjacentes.

Apoptose é a morte programada de células, o nosso organismo age assim em resposta a alguma inflamação, entre outros motivos. No caso do estudo, houve a morte por apoptose em função da paniculite nos lóbulos de adipócitos por exposição ao frio e foi visto que não prejudicou outras estruturas internas adjacentes.

Em outro estudo com 5 porcos foi sustentada a ideia de que a criolipólise é capaz de reduzir a gordura após 1 única aplicação, onde foi comprovada a redução de 30% na espessura da camada de gordura superficial onde foi tratada.
Após a comprovação da eficácia e segurança deste recurso terapêutico, a FDA (Food and Drug Administration) que é uma agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos nos EUA, deu autorização de utilização da criolipólise.

Após saber o que é a criolipólise é importante saber suas indicações e contra indicações:

Indicações:

Regiões que tenham mais de 2 cm de adiposidade.
Flancos.
Abdome.
Interno de coxas.

Contra indicações:

Diabetes.
Hipersensibilidade ao frio.
Neoplasias.
Obesidade.
Infecções.
Gravidez e lactação inferior a 7 meses.
Dermatites.
Doenças neuropáticas.
Prega menor que 2 cm de adiposidade.
Flacidez tissular.

Criolipólise na prática.


1. A região a ser tratada é higienizada e demarcada com uma caneta.
2. Se faz uso de uma manta protetora que contém um fluído composto por ativos emolientes e protetores, como glicerina, óleos,água deionizada com o objetivo de proteger a pele de queimaduras por baixa temperatura e facilitar a prega cutânea deslizar melhor para dentro da ponteira do equipamento. A manta protetora é uso individual por pessoa e por área tratada e deve ter o número da ANVISA.
3. O equipamento também faz uso de vácuo negativo para puxar a prega cutânea para dentro desta ponteira, então inicia-se o resfriamento que pode chegar até -10°C de acordo com a quantidade de gordura. O equipamento fica acoplado por 40 minutos.

Quer saber se a criolipólise funciona e se é efetiva?

Sim, ela é desde que seja feita a reeducação alimentar, se possível praticar exercícios físicos, afinal até mesmo as cirurgias plásticas são ineficazes se não existir uma mudança nos hábitos de vida.
Neste post ficou esclarecido o que é a criolipólise e que é um tratamento não invasivo, que possui comprovação cientifica.
Espero que tenham gostado!

Autor: Lore

Lore Tavares, Técnica em Estética, formada pelo Colégio 24 de março.
Apresento à vocês meu sonho: Este BLOG!