Sistema linfático,drenagem linfática e seus benefícios!

Olá leitores!Como estão? Espero que estejam bem!

Hoje trouxe um tema que ainda deixa dúvidas em muitas pessoas!

Qual a função da drenagem linfática corporal?Quais benefícios ela nos traz?

Primeiro, vamos entender onde atua a drenagem linfática.
Como o nome já diz…Sabemos que ela atua no sistema linfático.


O sistema linfático é uma rede composta por órgãos linfoides, gânglios linfáticos ou linfonodos, vasos linfáticos, capilares linfáticos, ductos linfáticos e troncos linfáticos.

As principais funções do sistema linfático são : Destruir bactérias, remover partículas estranhas do organismo e fazer retornar o excesso de líquido intersticial que é responsável pelos edemas (inchaços) de volta à corrente sanguínea e também contribui para a defesa do organismo através da produção de anti corpos e linfócitos.

LINFA: No sistema linfático percorre um líquido chamado LINFA, semelhante ao plasma sanguíneo rico em proteínas, composto por leucócitos (glóbulos brancos) que fazem parte do nosso sistema imunológico e são constituídos por linfócitos que basicamente são responsáveis por produzir anticorpos.
O sistema linfático coleta esse fluído que é a LINFA por meio dos capilares linfáticos e faz a manutenção através do linfonodos e a encaminha novamente para o sistema circulatório.
Os gânglios linfáticos ou linfonodos são uma ampliação dos vasos linfáticos que filtram a LINFA com o objetivo de reter partículas grandes como bactérias e vírus destruindo-os.

VASOS LINFÁTICOS: Os vasos linfáticos  estão distribuídos como uma rede em nosso corpo e a função desses vasos é coletar e transportar a linfa ao nosso sistema venoso com o objetivo de drenar o líquido em excesso que saí do sangue para retornar ao sangue no sistema venoso.

CAPILARES LINFÁTICOS: Os capilares linfáticos estão localizados entre as células dos nossos tecidos  e possuem a função de captar o excesso de líquido intersticial que é extravasado dos capilares sanguíneos, filtrando o líquido intersticial e reconduzindo à corrente sanguínea.

A DRENAGEM LINFÁTICA CORPORAL é uma técnica realizada com o objetivo de auxiliar na eliminação de líquidos e toxinas presentes no nosso corpo.
E seus benefícios são atuar na retenção de líquido diminuindo o edema (inchaço),
auxilia na defesa do sistema imunológico, melhora da circulação sanguínea, melhora da oxigenação e nutrição dos tecidos.

INDICAÇÕES:

Pré e pós operatório de cirurgias plástica.
Hidrolipodistrofia ginoide (HLDG) vulgarmente chamada celulite.
Linfedema (Somente grau I) com autorização médica.

CONTRA INDICAÇÕES:
Gestantes sem autorização médica.
Neoplasias.
Processos inflamatórios e processo infecciosos.
Lesões na pele.
Alterações vasculares (varizes, flebites, trombose).
Diabetes descompensado.
Hipertensão ou hipotensão descompensadas.
Insuficiência renal e insuficiência cardíaca.
Hipertireoidismo.

A TÉCNICA DE DRENAGEM LINFÁTICA JAMAIS DEVE CAUSAR DORES OU INCÔMODO.
Espero que tenham gostado do post de hoje!

Até o próximo post!